Locais para Descarte de Resíduos Eletroeletrônicos

Publicado por Guia Vila Leopoldina em 29/04/2016 às 23h07

Projeto inédito de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos, "descarte ON" começa a funcionar em São Paulo.

Começou a funcionar em São Paulo o descarte ON, projeto inédito de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos. Resultado de parceria entre os governos do Japão e do Brasil, a iniciativa tem a participação de varejistas, associações e empresas de reciclagem.
O descarte ON é o programa piloto executado dentro do “Projeto para Melhoria da Logística Reversa de REEE (Resíduos Eletroeletrônicos) no Brasil”, que é um projeto de cooperação técnica que a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) vem implementando desde outubro de 2014 e tem previsão de seguir até setembro de 2017.
A implantação começa pela Subprefeitura da Lapa, que engloba os bairros da Barra Funda, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Perdizes e Vila Leopoldina.


O objetivo é sensibilizar o cidadão paulistano sobre a importância do descarte correto do resíduo elétrico e eletrônico, evitando prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana, e implantar um processo de logística reversa eficiente, desde a coleta e o transporte, até a reciclagem e a destinação correta do resíduo.
O maior diferencial do projeto é coletar também resíduos de grande porte, como os da linha branca. Para aproximar o público da iniciativa, foi criado um mascote ? o Descartes ?, um simpático robô cujo corpo é composto por resíduos eletroeletrônicos e que visitará as lojas participantes.
Os resíduos eletroeletrônicos envolvidos no projeto são os de pequeno e médio porte, como eletrodomésticos em geral, liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e filmadoras, além de computadores, laptops e celulares; e os de grande porte, como TVs e linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar, secadoras, micro-ondas e aparelhos de ar-condicionado).
Não estão incluídos itens como baterias, pilhas secas, lâmpadas fluorescentes e tonners de impressora.

Métodos de coleta – Haverá dois tipos de coleta: um para itens de pequeno e médio porte e outro para os de grande porte.
Na Coleta nas Lojas, o próprio consumidor poderá depositar esses resíduos em caixas de coleta especiais e devidamente identificadas no interior dos estabelecimentos participantes na subprefeitura da Lapa (Casas Bahia, Extra, Lojas Americanas, Pernambucanas, Ponto Frio e Walmart).
Veja abaixo os endereços das lojas participantes:


Casas Bahia (*) Lapa 2 - Rua Doze de Outubro, 436 – Lapa
Casas Bahia (*) Lapa 4 - Rua Dr. Cincinato Pomponet, 161 – Lapa
Extra Jaguaré -  Av. Jaguaré, 460 – Jaguaré
Extra Hiper Anhanguera - Rua Samuel Klabin, 193 - Nova Aliança
Lojas Americanas Lapa SP - Rua Doze de Outubro, 92 – Lapa
Pernambucanas Trindade - Rua Doutor Cincinato Pomponet, 11 – Lapa
Ponto Frio (*) Megastore SP - Av. Embaixador Macedo Soares, 9.175 – Lapa
Ponto Frio (*) Lapa 6 - Rua Nossa Senhora da Lapa, 76 – Lapa
Walmart (*) Supercenter Pacaembu - Rua James Holland, 668 - Barra Funda
Walmart (*) Supercenter Leopoldina - Av. Dr. Gastão Vidigal, 2.345 – Vila Leopoldina
(*) As lojas Casas Bahia, Ponto Frio e Walmart têm previsão para iniciar durante a primeira quinzena de maio.

A Coopermiti, cooperativa especializada em reciclagem de resíduo eletrônico coletará os itens nas lojas e armazenará temporariamente. A Ecos Soluções Sustentáveis fará o transporte do resíduo eletrônico armazenado no centro de consolidação até suas instalações, para o desmanche e processamento apropriado.
A Coleta na sua Casa é voltada aos itens de grande porte (TV, geladeira, lavadora de roupas) e deve iniciar em breve.
A iniciativa conjunta dos órgãos governamentais reúne a JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão do governo japonês responsável por implementar ações que apoiam o crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento; o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior); o MMA (Ministério do Meio Ambiente); a Prefeitura de São Paulo – Secretaria de Serviços, por meio da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
A Coopermiti, cooperativa especializada em resíduos eletrônicos, atuará como Centro de Consolidação, realizando a coleta, classificação, apuração de informações e armazenamento temporário dos eletroeletrônicos. A lista de participantes inclui ainda: Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), Apas (Associação Paulista de Supermercados), Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de S. Paulo), Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e o MCTI (Ministério da Ciência e Tecnologia), por intermédio do Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer. A Ecos será a empresa responsável pela destinação ambientalmente correta dos resíduos eletrônicos.

Mais informações no site descarteon.jica.eco.br

Sobre a JICA
A JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países, a JICA presta assistência a mais de 150 nações no mundo todo.

Mais informações:
Thais Abrahão
Veropress Comunicação
(11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402
thais@veropress.com.br

JICA Project team: jicareee@gmail.com

Dojival Vieira dos Santos Filho - (Assessoria de Imprensa da Amlurb)
Tel.: (11) 3397-1796 / Cel.: (11) 9 9665-6297
dojivalsantos@prefeitura.sp.gov.br

 

Fonte: maxpressnet.com.br

 

Já curtiu nossa página no Facebook?
www.facebook.com/guiadavilaleopoldina

Enviar comentário

voltar para Blog

bsd b01s center|show bdt b01s|b01s bdt|bnull||image-wrap|news login|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|news login b01 bsd c05|c05 b01 bsd|b01 c05 bsd|content-inner||